![]() |
Bruno Itan/Coletivo Alemão (2012) |
O SESC Ramos recebe uma exposição com fotografias de moradores da Maré e do Alemão, duas comunidades vizinhas ao SESC. Com curadoria de Francisco Valdean, a mostra Entre Maré e Alemão - Relatos Visuais do Cotidiano fica em exposição até o dia 30 de agosto.
De acordo com Valdean, a mostra procura fugir do estereótipo de que as favelas são regiões degradantes. Pelo contrário, ele as define como locais pulsantes e afetuosos. “As cenas representadas são de uma favela que brinca de bola, solta pipa, pula carnaval, assiste a jogos de futebol no meio da rua ou em bares. Uma favela que circula em transportes alternativos, uma favela artística e também profundamente religiosa”, defende o curador.
A exposição traz ainda três encontros entre os fotógrafos. No dia 26 de julho, às 17h, será realizado o encontro “A imagem fotográfica do Complexo do Alemão”, com os fotógrafos moradores dessa comunidade. Já no dia 9 de agosto, o tema é “A imagem fotográfica do Complexo da Maré”, em que os fotógrafos dessa comunidade discutem as especificidades da região. Já no dia 30 de agosto, um encontro de encerramento reúne todos os fotógrafos e fotógrafas para uma roda de conversa onde serão abordadas “A favela nas narrativas fotográficas e musicais”.
Entre Maré e Alemão - Relatos Visuais do Cotidiano
SESC Ramos - Rua Teixeira Franco, 38, Ramos (2290-4003).
De Terça a Domingo, das 9h às 18h.
Até 30 de agosto.
Entrada gratuita.
Classificação livre.
Comentários
Postar um comentário