Os 109 anos do Theatro Municipal

Divulgação/Facebook

Sábado é dia de festa na cidade!!! É que o Theatro Municipal do Rio de Janeiro comemora 109 anos de existência com uma série de concertos gratuitos durante o dia inteiro.

O programa será aberto às 14 horas com o Divertissement de Aniversário, apresentado pela Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, criado exclusivamente para a ocasião. Segue-se o espetáculo A Modinha que Não Sai de Moda, com integrantes do Coro do Theatro. Durante cerca de uma hora será mostrado um selecionado repertório de diferentes períodos, através de roteiro teatral, dinâmico e informativo.

As comemorações prosseguem com o Quarteto Atlas, formado por quatro dos principais músicos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, interpretando um amplo repertório que abrange composições da Villa-Lobos, Dmitri Shostakovich e Ricardo Cândido. O concerto dura aproximadamente uma hora.

O programa de encerramento da noite reúne em cena os três Corpos Artísticos do Theatro Municipal, Ballet, Coro e Orquestra. Na primeira parte, será reapresentado o último ato de Raymonda, recentemente aclamado no espetáculo Joias do Ballet, com a participação do Corpo de Baile e OSTM, regida por Jésus Figueiredo. Para fechar as comemorações em clima festivo, nada mais apropriado que a Ode à Alegria (4º movimento da Nona Sinfonia de Beethoven), com o Coro e a Orquestra do TMRJ, sob a regência do maestro titular, Cláudio Cruz.

Inaugurado em 14 de julho de 1909, o Municipal é considerado o principal teatro do Brasil e um dos mais importantes da América do Sul, sendo eleito o "teatro mais amado do Rio", em 2018.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Praça Floriano, s/nº, Cinelândia (2332-9191)
Sábado, das 14h às 21h.
Entrada Franca.
Classificação: livre.

Comentários