![]() |
Centro Cultural dos Correios recebe três exposições sobre o futebol e a Copa do Mundo. (Filipe Fernandes/Rio+Cultura) |
A quatro anos que o Brasil esteve entalado com aquela amarga derrota de 8 de julho de 2014. Essa semana, porém, experimentamos o gostinho da vingança, que veio pelas mãos (ou seria pelos pés?), da seleção sul-coreana. Gomawo, Coreia!
E por que não comemorar essa vingança tardia dando uma passadinha no Centro Cultural dos Correios e conferir três exposições gratuitas sobre essa paixão brasileira que é o futebol? Afinal de contas, esse esporte faz parte da nossa identidade brasileira.
A Copa do Mundo é nossa! - Memórias de uma paixão nacional
![]() |
A charge de Mario Alberto apresenta crítica ao legado da Copa. (Filipe Fernandes/Rio+Cultura) |
Futebol também é história! E essa exposição deixa isso bem claro ao nos levar em uma viagem no tempo por meio de charges e de uma vasta coleção de produtos sobre a Copa que marcaram a vida de muitos brasileiros.
Entre as charges, encontramos as tirinhas de J. Carlos, Nássara, Henfil e Mario Alberto. Muito além de piadas sobre futebol, suas obras apresenta críticas sociais e políticas. A exposição traz ainda duas séries de aquarelas de Flavio Pessoa, que retratam o Brasil nos anos em que recebeu a Copa, em 1950 e em 2014.
Já a coleção de Periandro Azevedo traz álbuns de figurinhas, caixinhas de fósforos, tabelinhas e até LP's da Copa. Um acervo completo para encher os olhos dos maiores fãs do futebol.
Futebol - Arte em movimento
![]() |
Futebol Arte - Atleta do Século, de Mazeredo. (Filipe Fernandes/ Rio+Cultura) |
![]() |
Movimento - Planeta Copa, de Mazeredo. (Filipe Fernandes/Rio+Cultura) |
Reunindo 37 obras de Mazeredo, a exposição traz a visão da artista plástico sobre o futebol. A bola de futebol é um elemento onipresente em suas obras, porém ela pode ser interpretada como uma metáfora para o globo terrestre ou como a energia emanada pelos torcedores.
De acordo com o curador Mario Margutti, a artista aproveita que a Copa é um evento que atrai a atenção do mundo para trazer uma consciência ecológica para as suas obras. "Ela nos convida a uma reflexão mais ampla, espiritual, transcendente, em que como preconizou John Lennon, na sua imortal canção Imagine, 'the world will be as one' (o mundo será como um só)", comenta Margutti.
Outro destaque é o busto do rei Pelé, esculpido em resimármore.
Brasil, país da pipa e do futebol
![]() |
Filipe Fernandes/Rio+Cultura |
![]() |
Filipe Fernandes/Rio+Cultura |
A última exposição promete um impasse: qual o esporte mais brasileiro? Futebol ou pipa? Para evitar maiores conflitos, a própria exposição encontrou uma solução ao unir os dois trazendo pipas que homenageiam o futebol.
Com curadoria de Carlos Magno e Fernando Guerra, a exposição reúne verdadeiras obras de arte em papel de seda que geram pipas de todos os tamanhos. Algumas chegam a ocupar uma parede inteira!
A Copa do Mundo é nossa! - Memórias de uma paixão nacional/Futebol - Arte em movimento/Brasil, país da pipa e do futebol
Centro Cultural dos Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro (2353-1580)
De Terça a Domingo, das 12h às 19h.
Até 15 de julho.
Entrada gratuita.
Classificação livre.
Centro Cultural dos Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro (2353-1580)
De Terça a Domingo, das 12h às 19h.
Até 15 de julho.
Entrada gratuita.
Classificação livre.
Comentários
Postar um comentário