Folia de Reis - Mensageiros dos Reis Magos

por Filipe Fernandes


O Presépio, de Niki Campus/Atelier Escola Casa Amarela
(Foto: Filipe Fernandes/Rio+Cultura)


A tradicional Folia de Reis é uma celebração da visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Para preservar essa tradição católica, o Centro Cultural Light recebe a exposição Folia de Reis - Mensageiros dos Reis Magos, que fica em cartaz até o dia 2 de fevereiro.

Adoração aos Reis Magos, de Ana Moura/Ateliê Oruniyá
(Foto: Filipe Fernandes/Rio+Cultura)
Através da exposição, cada elemento da festa é explicado de uma maneira bem simples. No cortejo que encena a peregrinação dos Reis Magos, cada componente representa - de forma lúdica - algum elemento bíblico. A bandeira, por exemplo, é o item mais sagrado da Folia, pois é ela quem faz a intermediação dos foliões com os santos cultuados. Já o palhaço é o símbolo do mal, pois representa o Rei Herodes que persegue o Menino Jesus.

Com curadoria de Guilherme Lopes Moura, Rian Rezende e Sabrina Araújo, a exposição traz obras dos artistas do Atelier Oruniyá e Atelier Escola Casa Amarela, fotografias de Guilherme Lopes Moura e objetos pessoais dos foliões.

Farda do Palhaço Chitão e máscara
do Palhaço Barra Preta (Foto: Filipe
Fernandes/Rio+Cultura)
Complementando a exposição, haverá uma oficina de bandeiras e estandartes de Folia de Reis, no dia 18 de janeiro, às 16h. Para participar é preciso se inscrever através do e-mail  expofoliadereis@gmail.com. A mensagem deve conter nome completo, CPF e telefone. A entrada é franca, mas as vagas são limitadas.

Além disso, uma roda de conversa com artistas do Atelier Oruniyá será realizada para debater o processo criativo das obras da exposição. A conversa acontecerá no dia 25 de janeiro, às 17h. A entrada também é franca.

Para saber mais, visite o Facebook da exposição.

Folia de Reis - Mensageiros dos Reis Magos
Centro Cultural Light - Avenida Marechal Floriano, 168 - Centro
Segunda a Sexta, das 9h às 19h
Entrada Franca
Classificação Livre

Comentários