Artista pernambucano ganha exposição na Caixa Cultural

por Filipe Fernandes


Filipe Fernandes/Rio+Cultura

A obra do artista pernambucano Francisco Brennand pode ser conferida na exposição sobre sua vida, na Caixa Cultural. Um dos artistas contemporâneos mais aclamados da atualidade, Brennand completou 90 anos, em 2017.

Filipe Fernandes/Rio
+Cultura
Seus trabalhos abordam temas como reprodução, mitologia, sexualidade, fauna e flora. O nascimento, o ovo e o corpo feminino são elementos recorrentes de sua obra que aborda sempre a ideia da reprodutividade e da geração de vida. Sempre mantendo uma estética inspirada em diversos estilos: da mitologia greco-romana e oriental à história europeia.

Filipe Fernandes/Rio
+Cultura
Amigo de Ariano Suassuna, Brennand ilustrou alguns de seus poemas, além de criar o figurino utilizado por Nossa Senhora, na minissérie O Auto da Compadecida, baseada na peça de Suassuna.

A exposição também conta um pouco da antiga fábrica de cerâmica de sua família, que, em 1971, se transformou Oficina de Cerâmica do artista, local onde o artista, até hoje, continua produzindo novas obras.

Além disso, o documentário Francisco Brennand, dirigido por Mariana Brennand Fontes, sobrinha-neta do pernambucano, é exibido pela exposição organizada pela curadora Rose Lima.

Francisco Brennand - Mestre dos Sonhos
Caixa Cultural - Avenida Almirante Barroso, 25, Centro (3980-3815)
Terça a domingo, das 10h às 21h
Até 11 de março
Entrada Franca
Classificação livre

Comentários